Home - Agricultura - Varal disponibiliza informações aos agricultores de São José do Calçado...

Varal disponibiliza informações aos agricultores de São José do Calçado

20 de maio de 2020

Varal disponibiliza informações aos agricultores de São José do CalçadoFoto: Divulgação

Com uma corda, grampos de roupa e muita criatividade, extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibilizam informações sobre temas variados aos agricultores de São José do Calçado.

A ideia surgiu durante uma reunião de equipe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Caparaó. “Durante a reunião, o coordenador do CRDR Caparaó relatou uma experiência bem sucedida realizada por uma professora que criou um varal em frente à escola para que os alunos pudessem buscar materiais sobre os conteúdos tratados nas aulas”, disse a extensionista do Incaper no município, Patrícia Campbell.

Diante da necessidade de dar continuidade aos trabalhos de assistência técnica e extensão rural (ater) seguindo as diretrizes de prevenção e combate ao novo Coronavírus, a equipe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de São José do Calçado prontamente colocou a ideia em prática. Semanalmente, um servidor do Incaper troca os envelopes do varal atualizando as informações. Além de Patrícia Campbell, os extensionistas Abner Castelão e Jean Moraes também são responsáveis pela renovação dos envelopes.

“Toda semana há atualização dos envelopes por um dos extensionistas. Nós imprimimos matérias, capítulos de livros, adicionamos folders, enfim o que de melhor encontramos sobre o tema, em linguagem acessível e que leve boas informações para agregar conhecimento aos produtores. Aqueles que se interessam pelo tema semanal, retiram o envelope do varal e  levam para casa”, explicou Patrícia Campbell.

Os primeiros envelopes foram sobre o tema “colheita e pós-colheita do café”. Segundo a extensionista do Incaper, na segunda semana “cheia” do varal o tema foi comercialização do café. A próxima atualização provavelmente vai conter temas relacionados à bovinocultura.

O varal foi instalado em um ponto estratégico do ELDR, de maneira a facilitar o acesso dos produtores rurais aos conteúdos pendurados na corda. “O varal foi instalado no corredor do escritório do Incaper, local onde também se localizam o Idaf e o Sindicato dos Produtores Rurais. O lugar foi escolhido de modo a atingir o máximo de produtores possível, visto que nesse mês de maio há campanha de vacinação contra febre aftosa, o que aumenta o fluxo de pessoas”, afirmou a extensionista do Incaper.

O coordenador do CRDR Caparaó, ao qual o ELDR de São José do Calçado está vinculado, Ricardo Eugênio Pinheiro, aprovou a iniciativa.  “Esta é uma ação bastante interessante: fazer assistência técnica com metodologia remota neste momento de pandemia”, comentou.

Valedoitaúnas



banner
banner