Home - Brasil - STF mantém condenação de mãe que roubou quatro pacotes de...

STF mantém condenação de mãe que roubou quatro pacotes de fraldas em MG

09 de maio de 2023

Caso aconteceu em 2017, em Montes Claros, a 422 km de BH; ministro autorizou que a pena seja cumprida em regime aberto

STF mantém condenação de mãe que roubou quatro pacotes de fraldas em MGRelator apontou que valor dos bens não é insignificante – Foto: Edu Garcia/R7

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a condenção de uma mulher que furtou quatro pacotes de fraldas em 2017, em Montes Claros, a 422 km de Belo Horizonte. O ministro autorizou, no entanto, que a pena seja cumprida em regime aberto.

A mulher foi condenada, em primeira instância, a 1 ano e 2 meses de prisão, em regime semiaberto e ao pagamento de 11 dias-multa. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de absolvição da defesa, com o entendimento de que o princípio da insignificância não se aplicaria, uma vez que se trata de um caso de reincidência.

No recurso ao STF, a defesa insistiu na aplicação do princípio da insignificância, em razão do pequeno valor dos objetos furtados e argumentou ainda que a mulher é mãe solteira de três crianças. O STF concedeu a aplicação da pena em regime aberto.

Na decisão, o ministro observou que, no caso, a mulher tinha duas condenações definitivas, por furto e receptação.  Outro ponto apontado pelo relator foi que o valor dos bens não é insignificante, uma vez que os pacotes de fraldas, avaliados em R$ 120,00, eram equivalentes a mais de 10% do salário-mínimo vigente em agosto de 2017 (R$ 937), época do crime.

O ministro considerou cabível a fixação do regime inicial aberto, uma vez que a pena é inferior a quatro anos.

(Fonte: R7)



banner
banner
banner