Home - Geral - Seag realiza roda de conversa com empreendedoras em alusão ao...

Seag realiza roda de conversa com empreendedoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher

09 de março de 2023

Seag realiza roda de conversa com empreendedoras em alusão ao Dia Internacional da MulherFoto: Divulgação

Mulheres rurais participaram de um café da manhã especial “Roda de conversa: projeto Elas no Campo e na Pesca”, na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), em Vitória. O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e contou com a presença de 35 empreendedoras contempladas pelo projeto.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; o subsecretário de Estado da Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch; o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Elias; diretora técnica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Ana Celia, também estiveram presentes no encontro.

Na ocasião, foram compartilhadas experiências e ações desenvolvidas nos segmentos da pesca, agroindústria, fruticultura (cacau e morango), cafeicultura e produção orgânica, por meio do projeto “Elas no Campo e na Pesca – Empreendedorismo, Liderança e Autonomia”, desenvolvido pela Seag em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e demais órgãos.

Produtora de cafés especiais, Dayana Carraro, conta que depois de participar do projeto ‘Elas no Campo e na Pesca’ a sua vida mudou. “Esse projeto abriu muitas portas e permitiu mais visibilidade em relação ao nosso trabalho. Eu faço parte da Cooperativa Café Sul que iniciou com 10 mulheres e hoje somos mais de 30. O Projeto fez com que mais mulheres viessem a produzir cafés especiais, tendo a sua própria renda e trabalhando a nossa autoestima”, pontuou.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ouviu os relatos e reivindicações dos presentes e colocou-se à disposição das empreendedoras. “A Seag criou uma linha específica de financiamento de projetos para grupos de mulheres, e para o ano de 2023, outros cinco projetos foram aprovados. Vamos continuar investindo em políticas públicas que possibilitam o desenvolvimento das mulheres do campo e da pesca, oportunizando a geração de emprego e renda, assim como a autonomia econômica dessas mulheres”, afirmou.

Entre 2019 e 2022, 5.128 mulheres foram contempladas, em todo o Estado, com cursos, oficinas, dias de campo, eventos e consultorias. O projeto tem como objetivo promover a visibilidade, a valorização do trabalho feminino e a autonomia econômica e financeira das mulheres agricultoras e pescadoras capixabas, por meio da assistência técnica, do acesso ao crédito e políticas públicas.

Maura Besse é pescadora e mora em Itaoca, no município de Itapemirim. Ela faz parte da Associação Mulheres da Pesca, contemplada pelo programa. “Eu sou pescadora e vivo da pesca. Após entrar para Associação a minha vida melhorou muito, mas é um desafio diário. Espero que o poder público continue dando apoio e visibilidade para o nosso setor”, ressaltou.

“Esse momento foi importante para celebrar os 4 anos de execução do projeto, celebrar o Dia Internacional das Mulheres e falar das expectativas para os próximos anos”, comentou a coordenadora de projetos para mulheres da Seag, Patrícia Ferraz.

A Seag criou uma linha específica de financiamento de projetos para grupos de mulheres, dentro do edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), contemplando quatro grupos em 2021, além de mais seis projetos financiados a partir de outras fontes de recursos da Seag, totalizando mais de R$ 437 mil investidos. Para o ano de 2023, outros cinco projetos foram aprovados, sendo um deles para mulheres assentadas. Os investimentos ultrapassam R$ 927 mil.



banner
banner
banner