Home - Mundo - O que há de errado com os dedos inchados do...

O que há de errado com os dedos inchados do rei Charles III: veja possíveis causas

17 de setembro de 2022

"Dedos de salsicha" do novo monarca do Reino Unido viraram assunto na internet após morte da Rainha Elizabeth II: condição é comum e melhora é espontânea, na maioria das vezes. Mas pode praticar esportes com o inchaço?

O que há de errado com os dedos inchados do rei Charles III: veja possíveis causasRei Charles III – Foto: Reprodução Twitter

O rei Charles III, do Reino Unido, despertou interesse do público não apenas por ter assumido o trono britânico após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Poucas horas após o anúncio, o monarca era assunto nas redes sociais por um motivo curioso: seus "dedos de salsicha".

A síndrome edemigênica – nome genérico científico para o inchaço - pode ser ocasionada por uma série de fatores. Os principais sintomas são o inchaço de mãos e braços, além da pele de aparência brilhosa e esticada. Não é possível confirmar um diagnóstico para o novo rei apenas por fotos e vídeos. O Palácio de Buckingham, por sua vez, nunca divulgou detalhes sobre um possível problema de saúde do monarca. Por isso, conversamos com os médicos cardiologistas Mateus Freitas Teixeira e Gustavo Gouvêa para entender quais as possíveis causas para o inchaço de mãos e dedos do rei britânico.

“Não sabemos se, no rei, (o inchaço) está restrito aos dedos da mão. É fundamental uma avaliação clínica para definir a causa. Se for só retenção de líquido, também tem que ocorrer nas pernas e outros lugares”, explica Gustavo Gouvêa, cardiologista, clínico geral e chefe da Unidade Coronariana da Casa de Saúde São José.

Possíveis causas

O que há de errado com os dedos inchados do rei Charles III: veja possíveis causasRei Charles III chama atenção por inchaço nos dedos das mãos – Foto: Carrie Davenport/Getty Images

As possíveis causas do edema são muitas, como aponta o médico cardiologista e colunista do Eu Atleta, Mateus Freitas Teixeira. Há quatro relacionadas a atrite:

  • Osteoartrite, ligada a inflamações locais na articulação; 
  • Artrite reumatoide, distúrbio autoimune que causa um edema nas mãos, primeiramente; 
  • Artrite psoriática
  • Gota, quando há uma concentração muito alta de ácido úrico no corpo.

 

Outras causas que podem levar ao inchaço, muitas relacionadas à retenção de líquido, são:

  • Dietas com consumo excessivo de sal e carboidratos; 
  • Hipotireoidismo; 
  • Doenças renais e hepáticas; 
  • Medicações para diabetes, hipertensão, terapia hormonal, analgésicos e esteroides; 
  • Temperatura elevada; 
  • Exercício físico extenuante (apenas nas mãos); 
  • Excesso de álcool; 
  • Doenças circulatórias; 
  • Nas mulheres, gravidez, perimenopausa e menopausa.

Causas menos comuns:

Lesões locais – como luxações, fraturas, entorses - também podem ocasionar inchaço, assim como a esclerodermia, a síndrome da compressão torácica e infecções. Neste caso, os "dedos de salsicha" estão atrelados a dor e vermelhidão no local. A síndrome inflamatória multissistêmica, muito associada ao diagnóstico de Covid-19, também pode gerar esse tipo de edema.

Além dos citados acima, o médico Gustavo Corrêa também aponta desnutrição proteica e trombose vascular – quando a formação de coágulos dificulte o retorno venoso dos membros superiores – como possíveis causas.

Caso antigo

O que há de errado com os dedos inchados do rei Charles III: veja possíveis causasEm 2021, dedos do então príncipe Charles já despertavam atenção do público – Foto: Heathcliff O'Malley/WPA Pool/Getty Images

Na biografia Charles, The Man Who Will Be King (Charles, o homem que será rei, em tradução livre), o autor Howard Hodgson cita uma carta escrita pelo rei no nascimento do príncipe William (1982). Nela, o monarca teria feito piada com o fato de seu primogênito ter os mesmos "dedos de salsicha" que o pai.

“Se o rei realmente tem a condição há 40 anos, não deve ser nenhuma doença grave. Talvez apenas uma tendência maior a reter líquidos, talvez por dieta inadequada com excesso de sal”, disse Gustavo Corrêa, médico cardiologista

Quando procurar um médico?

Segundo Mateus, cardiologista do Vasco da Gama e colunista do EU Atleta, é indicado buscar auxílio médico principalmente caso o edema surja após alterações em medicações, mas também se o inchaço persistir nas mãos em mulheres grávidas ou pessoas com diagnósticos prévios de artrite, anemia falciforme e infecções. Outro ponto de atenção é o edema unilateral, quando apenas uma das mãos apresenta o aspecto inchado.

Tratamento

O que há de errado com os dedos inchados do rei Charles III: veja possíveis causasFoto de 2012 mostra dedos inchados do rei Charles III em visita à Carshalton Boys Sports College – Foto: Indigo/Getty Images

Na maioria dos casos de inchaço, a melhora é espontânea, dada a relação da condição com aspectos como artrite, retenção de líquido e temperatura corporal. Mas há uma sigla para facilitar ainda mais as coisas: RICE (em inglês). São quatro etapas.

1. Repouso

2. Gelo local

3. Compressão

4. Elevação.

“Essas são medidas indispensáveis para a maioria dos casos. Obviamente tirando os relacionados a doenças, quando se deve procurar um médico. Na maioria das vezes, essa junção de coisas trata os edemas locais”, afirma o médico Mateus Freitas Teixeira.

O uso de roupas muito apertadas, assim como permanecer na mesma posição por longo período de tempo, também não é indicado.

E a prática esportiva?

O que há de errado com os dedos inchados do rei Charles III: veja possíveis causasRei Charles III e Rainha Consorte Camilla recebem moção de pesar no parlamento escocês – Foto: Andrew Milligan/Pool/Getty Images

O edema pode ser causado por exercícios físicos extenuantes e, no geral, não é impeditivo à prática esportiva. Mas tudo depende da área do corpo. Em dedos, mãos e braços, como no caso do Rei Charles III, a condição não gera contraindicações para atletas na maioria dos casos. Já caso o inchaço apareça na parte inferior do corpo, é ideal ligar um sinal de alerta.

“O inchaço em mãos e braços não representa tanta dificuldade, a não ser que seja uma doença. Quando é nos membros inferiores é que a situação muda. Aí vamos pensar em doenças como insuficiência cardíaca, condições mais graves, em que temos que ficar de olho”, completa Mateus.

O cardiologista reforça que o inchaço não gera contraindicações gerais para atletas. Por outro lado, caso a modalidade esportiva escolhida envolva o uso direto das mãos, como tênis, judô ou basquete, o edema impacta na execução e pode até levar a lesões.

“Podemos fazer atividades físicas leves e moderadas sem usar as mãos, porém atividades e esportes que exigem o uso das mãos devem ser evitadas. (O edema) atrapalha a execução e pode até causar lesões na pele, por exemplo, e ser uma porta de entrada para infecções”, avalia o médico.

Valedoitaúnas (Saúde)



banner
banner
banner