Home - Mundo - Maré baixa deixa canais de Veneza quase secos

Maré baixa deixa canais de Veneza quase secos

01 de março de 2021

Água chegou a 55 centímetros de altura, impossibilitando o transporte por gôndolas e barcos. Prefeito culpou mudanças climáticas

Maré baixa deixa canais de Veneza quase secosA maré baixa dificultou a locomoção de gôndolas e barcos – Foto: Manuel Silvestri/Reuters

Uma forte maré baixa esvaziou os canais de Veneza no sábado (26), provocando dificuldades para gôndolas e barcos se locomoverem. De acordo com relatos, até o Grande Canal revelou partes do seu fundo em alguns pontos particularmente rasos. Durante a tarde, a água atingiu menos do que 55 centímetros.

Segundo a previsão meteorológica, as marés baixas serão registradas também na próxima semana. A expectativa é de que o nível da água fique abaixo de 50 centímetros neste domingo (28).

Maré baixa deixa canais de Veneza quase secosAlguns canais ficaram quase secos – Foto: Manuel Silvestri/Reuters

O fenômeno não é incomum durante o inverno na Itália, mas causou espanto entre os visitantes da cidade que pararam para fotografar os canais.

O prefeito da cidade conhecida por seus canais, Luigi Brugnaro, culpou as mudança climáticas pela baixa maré. Em 2019, a cidade foi tomada pela pior enchente nos últimos 50 anos, com a água chegando aos dois metros de altura.

Valedoitaúnas/Informações R7



banner
banner
banner