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Investigado por fraude, ‘sheik das criptomoedas’ tem pelo menos duas mansões e um jatinho

01 de julho de 2022

Advogados dos clientes lesados por Francis da Silva estão levantando o patrimônio milionário de empresário enquanto PF investiga o caso

Investigado por fraude, ‘sheik das criptomoedas’ tem pelo menos duas mansões e um jatinhoMansão de Francis da Silva – Foto: Reprodução

Sem esperar pela conclusão do inquérito da Polícia Federal do Paraná, advogados dos clientes lesados pela Rental Coins estão levantando o patrimônio milionário acumulado pelo dono da empresa de criptomoedas, Francisley Valdevino da Silva, o Francis da Silva, como prefere ser chamado. Na relação, aparecem duas mansões - uma em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, e outra em Governador Celso Ramos, no litoral catarinense, um jatinho e três embarcações, entre outros bens listados.

Nas ações já ajuizadas no Tribunal de Justiça do Paraná, que variam de pedidos de execução de dívida a indenização por danos morais e materiais, os advogados pediram o arresto dos bens em tutela antecipada. Mas alegam que o patrimônio de Francis, chamado pelos amigos de faraó, é bem maior do que os bens identificados. Um levantamento mais completo depende de varredura em mais de uma centena de CNPJs vinculados ao nome do empresas ou a sua rede de empresas.

Um dos bens listados é uma aeronave Cessna Aircraft Company, modelo 680, prefixo PP-BST. No cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), consta que o jatinho foi transferido em 2019 para o nome da ITX Administradora de Bens, cujos sócios são Rauny Pedro Ribeiro Chagas Proencio, Claudete Ribeiro Chagas Proencio e Francis da Silva. No mesmo cadastro, aparece ainda um gravame indicando bloqueio judicial do bem.

O modelo da ITX é um Cessna Citation Sovereign, jato executivo americano com capacidade para até 12 passageiros. Lançado em 2002 e fabricado até 2013 pela Cessna, custava US$ 18 milhões (quase R$ 100 milhões pela cotação desta quinta-feira), segundo um site especializado, quando retirado de fábrica. No caso de Francis, era usado pelo empresário principalmente nas pontes aéreas Curitiba-São Paulo e Curitiba-Rio, além das viagens para Governador Celso Ramos.

Investigado por fraude, ‘sheik das criptomoedas’ tem pelo menos duas mansões e um jatinhoJatinho de sheik das criptomoedas entra na mira de advogados que cobram dívidas do empresário – Foto: Reprodução

Outra expressão da riqueza de Francis, acumulada desde 2018, quando começou a operação de aluguel de bitcoins, é uma mansão erguida no ano passado no condomínio Porto Frade, em Angra dos Reis. De acordo com uma fonte que acompanhou as obras, a propriedade tem 1 mil metros de área construída, seis suítes e dois quartos, sala com pé direito duplo, piscina, sauna e píer exclusivo.

Amigos mais próximos também conheceram a mansão de Francis no balneário de Governador Celso Ramos, município do litoral catarinense vizinho a Florianópolis, com mais de 50 praias. Vídeo registrado por um visitante, passageiro de uma aeronave que pousou no heliponto da mansão, mostra um completo residencial no topo de uma colina. O autor da imagem sustenta que a mansão tem sete pavimentos.

Na lista de bens rastreados pelos advogados, aparece ainda uma conta de Francis no Fifth Third Bank, em Orlando, além de imagens de dois baús recheados de ouro, em barras e em pedra de 33,33 gramas, usadas pelo sheik, segundo testemunhas, para convencer os clientes a investir no aluguel de criptomoedas.

— Estamos em busca de bens. Já encontramos aeronaves, mas as contas pessoais de Francis e das das empresas dele estão zeradas. Mas o levantamento vai prosseguir. Já fomos procurados por pilotos que operaram aeronaves de Francis. A justiça vai ser feita – promete Jeferson Brandão, advogado que representa um grupo de clientes lesados.

No caso das ações de execução, os advogados pedem o imediato ressarcimento dos investimentos com base em confissões de dívida assinadas por Francis:

“Temos a assinatura dele em 450 confissões. No meu caso, são mais de R$ 9 milhões em dívidas acumuladas” disse o advogado Artêmio Picanço.

Até o momento, após procurado pelo GLOBO, divulgou até o momento uma nota de esclarecimento. Ele informou que os pagamentos serão restabelecidos em outubro, depois de uma reestruturação na Rental Coin.

Segue a íntegra da nota:

Eu, Francisley Valdevino da Silva, venho a público, novamente, com intuito de efetivar a política de transparência sempre adotada, manifestar esclarecimentos essenciais acerca das últimas notícias veiculadas pela imprensa. Circulou na mídia, na data de 28.06.2022, através de matéria do jornal “O GLOBO”, notícia sobre as empresas Intergalaxy, Interag e RentalCoins, a qual alude expor minha trajetória como empresário. Clique aqui para visualizar a matéria.

A princípio, é importante elucidar os fatos descritos na reportagem. Como já é do conhecimento de todos, o ano de 2022 está sendo um período movido pela extrema necessidade de processo turnaround do Grupo empresarial que está sob minha gestão, devido a anormalidades internas verificadas ainda em outubro do ano anterior.

Sendo assim, o grupo Interag iniciou uma reorganização de gestão administrativa, financeira e tecnológica, devido à identificação de falhas que necessitaram de medidas estratégias para soluciona-las.

Os erros cometidos por gestões passadas, que inclusive causaram enorme abalo às estruturas, ocasionaram atrasos nos pagamentos e inadimplementos contratuais. Com isso, foram tomadas medidas urgentes para atenuar os impactos causados aos clientes.

Aos nossos clientes, o alicerce de todo sucesso anterior as falhas, as empresas apresentaram planos de pagamento totalmente realistas e sólidos, que foram criados baseando-se no atual cenário em que o Grupo se encontra e, caso não se verifique a ocorrência de fatos externos e imprevisíveis, serão integralmente cumpridos. Estamos no momento com 9.445 clientes que aceitaram o plano reestrutural e continuam recebendo seus rendimentos de cessão de criptoativos; 4.533 clientes decidiram rescindir seus contratos por meio de acordos extrajudiciais e 702 clientes usufruíram de atendimento jurídico presencial ao longo deste ano, contemplando a totalidade de 13.978 soluções positivas.

O cuidado e atenção despendidos pelas empresas desde o início deste ano aos clientes são claramente demonstrados com os números abaixo apresentados: 1. Ampliação nos canais de atendimento aos franqueados home-based e franquias agência: equipe responsável pelo atendimento de 1519 (mil quinhentas e dezenove) demandas entre os meses de Abril de 2022 e Junho de 2022, com tempo médio de resolução de 3 (três) dias úteis; atendimento direto através de sistema de atendimento via “chat” (franqueados home-based) para estes franqueados sem suporte oriundo das agências às quais possuem vínculo. Foram atendidos 486 franqueados homebased, com TMA (tempo médio de espera para atendimento) de 13 minutos; 2. Time responsável por prestar atendimento direto às franquias InterAg: atendimento de 85 demandas, com uma porcentagem de resolução de 96%; 3. AFAG (Associação dos Franqueados da InterAg): até o momento 116 (cento e dezesseis) demandas vindas da AFAG e efetivamente resolvidas dentro das atribuições da Gestão Comercial; 4. Franqueados InterAg: a Gestão Comercial dentre as suas equipes foi responsável, entre os meses de Abril e Junho de 2022, por realizar 128 (cento e vinte e oito) treinamentos, presenciais ou em modalidade vídeo-chamada, com estes franqueados; foram realizadas 658 (seiscentas e cinquenta e oito) ligações de contato direto com franqueados de todo o Brasil;

Ainda dentro desta operação (turnaround) – a principal no que se refere ao atendimento direto e especializado a clientes e locadores –, foram registrados os seguintes números de atendimentos (RentX e Rental Coins): 1. Março de 2022: 25.581 (vinte e cinco mil, quinhentos e oitenta e um), com TMA (tempo médio de espera para atendimento) de 1h19min; 2. Abril de 2022: 19.585 (dezenove mil, quinhentos e oitenta e cinco), com um TMA de (tempo médio de espera para atendimento) de 1h56min; 3. Maio de 2022: 15.024 (quinze mil e vinte e quatro), com TMA (tempo médio de espera para atendimento) de 18 minutos; 4. Junho de 2022: 6256 (seis mil duzentos e cinquenta e seis), com (tempo médio de espera para atendimento) de 9 minutos; Observa-se, portanto, que progressivamente após a instituição do Lessor Center e inserção desta operação dentro da Gestão Comercial, o atendimento direto a clientes e locadores ganhou velocidade, efetividade de resolução e maior dinamismo em seu funcionamento.

Ademais, demonstrando a credibilidade e possibilidade de continuação das atividades empresariais, através de expertise própria, adquirida ao longo da existência das empresas, desenvolvemos projetos totalmente “In House”, com tecnologia e mão de obra técnica altamente qualificada dentro do próprio grupo, em um setor unicamente dedicado às soluções e desenvolvimento de projetos de T.I, com os seguintes projetos: 1) Para os franqueados home-based e franquias agência, foi lançada em 2022 uma nova plataforma de trabalho on-line mais completa, intuitiva e com ainda mais dados acerca do mercado e dos locadores; 2) Dentro da Rental Coins, os aprimoramentos tiveram início em Janeiro de 2022, tão logo foi concretizada a parceria com a exchange RentX. Junto à nova plataforma para locadores, também vieram novas soluções. Tais como: realocação automática facilitada, saque de rentabilidades em cripto, atendimento personalizado dentro da plataforma, FAQ’s e videos tutoriais acessíveis e atualizados; 3) Na exchange RentX foi instituída a possibilidade de pagamento em BRL (Real) direto da própria exchange para a conta bancária do usuário, possibilitando que os próprios clientes operacionalizem como melhor desejarem os seus criptoativos, inclusive permitindo a opção de “compra rápida” de criptoatvos de maneira intuitiva e segura. Cumpre esclarecer que o processo de reestruturação já foi finalizado, sendo que os dados apurados estão sendo tratados e organizados por meio de auditoria interna, já também em fase final. Neste ínterim, fixou-se o mês de outubro de 2022 para retomada dos pagamentos pertinentes, sendo este o prazo hábil para solução de todos as falhas anteriormente encontradas, possibilitando a regular continuação das atividades das empresas.

Voltando a enganosa matéria, um total desserviço à seriedade que o ramo jornalístico necessita, ainda apresenta foto de um momento particular em uma festa à fantasia, na qual a vestimenta está caracterizada com o enredo da confraternização. A imagem foi usada para tentar criar um personagem midiático capaz de impulsionar o teor enganoso, incitando a criação de um cenário totalmente inverídico sobre minha trajetória empresarial. O conteudo divulgado é contrário a toda transparência demonstrada pelas empresas do Grupo, inclusive ao que tange aos riscos que permeiam o volátil mercado de criptoativos.

Os contratos pactuados efetivaram-se através da aceitação de Termo de Risco que os integram, cabendo ao clientes mensurá-los e não somente a empresa. Portanto, diante de todo o exposto, na qualidade de representante das empresas do Grupo, fico à disposição para esclarecer e sanar quaisquer dúvidas e desacordos existentes, pautado sempre pelo bem-estar e satisfação de todos os clientes.

Sem mais para o momento, Francisley Valdevino da Silva

Valedoitaúnas (O GLOBO)



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