Home - Mundo - Inverno congelante no Afeganistão mata de frio pelo menos 37...

Inverno congelante no Afeganistão mata de frio pelo menos 37 crianças

09 de março de 2023

Baixas temperaturas afetaram principalmente os refugiados que estão vivendo em tendas na capital, Cabul

Inverno congelante no Afeganistão mata de frio pelo menos 37 criançasNeve tomou conta do Afeganistão durante inverno rigoroso do país – Foto: Atif Aryan/AFP

A população do Afeganistão enfrenta, desde dezembro, um dos piores invernos da história do país. A situação é agravada com as inúmeras sanções ao governo talibã e com a falta de ajuda internacional. Nesta onda de frio arrebatadora, quem mais está sofrendo são as crianças.

As autoridades afegãs registraram a morte de 41 pessoas por frio nas províncias de Ghor e Badakhshan e na capital, Cabul. Deste número, não mais do que quatro vítimas são adultos, segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, Ghulam Sakhi Kargar.

Ainda de acordo com o funcionário do governo, 24 dessas mortes foram registradas nos campos de refugiados em Cabul.

Além do frio, a precipitação de neve é a maior na capital afegã desde 2008. Outras localidades, como Day Kundi, experimentaram, inclusive, avalanches no final de fevereiro, segundo o veículo britânico The Guardian.

A onda de frio histórica fez com que o preço da gasolina e da madeira, usados para aquecimento, disparasse no país.

As nevascas também danificaram as linhas de transmissão de energia na região de Cabul, o que dificultou ainda mais a vida dos afegãos nos últimos meses.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) distribuiu cerca de mil cobertores, casacos, meias, luvas e toucas em um campo de refugiados. As Nações Unidas e a agência americana de ajuda também contribuíram com cobertas, além de doar lonas e combustível.

A expectativa é que o final da estação mais fria do ano seja mais brando no país, que já caminha para o início da primavera.

(Fonte: R7)



banner
banner
banner