Home - Cultura - Governo do Espírito Santo dialoga com representantes do setor de...

Governo do Espírito Santo dialoga com representantes do setor de eventos

28 de julho de 2020

Governo do Espírito Santo dialoga com representantes do setor de eventosFoto: Divulgação

A retomada dos eventos no Espírito Santo foi pauta de dois importantes encontros na segunda-feira (27). O tema, que já vem sendo tratado pelas Secretarias de Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) com os representantes do setor durante a pandemia, foi ampliado, reunindo lideranças do setor, integrantes da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba da Assembleia Legislativa (ALES), secretários estaduais e membros do Centro de Comando e Controle do Covid-19 (CCC) do Espírito Santo.

Durante a pandemia, a Setur tem mantido diálogo com o setor, principalmente com representantes dos eventos de negócios, entretenimento e lazer. “A pandemia determinou a interrupção de todo e qualquer evento no Espírito Santo. Neste período, temos dialogado com representantes do setor, colaborando na construção de uma retomada gradual, seguindo os protocolos necessários para o retorno seguro desta atividade. Hoje, levamos aos membros do Centro de Comando e Controle a proposta resultante dessa construção conjunta”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

São reivindicações do setor: a elaboração de um plano de retorno dos eventos, de forma gradual e com protocolos de segurança sanitária; a inclusão do setor na Matriz de Risco da Covid-19; e apoio financeiro para profissionais e empreendedores que atuam nessas áreas.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, explica que tem participado do debate nacional acerca do tema, inclusive, com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. “As medidas de retomada do setor cultural estão na pauta de discussões da Secult, bem como ações mitigadoras e emergenciais. Temos participado ativamente da regulamentação da Lei Aldir Blanc, que também servirá como apoio para o setor. Acompanhando a situação da cena cultural, estamos debruçados sobre a discussão de formatos e novos protocolos, sempre alinhados com a saúde e preservando a segurança sanitária de todos os envolvidos”, disse.

Comando e Controle

O Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, participou do debate e afirmou que o Governo tem dado passos para que, de forma gradativa e segura, as atividades sejam retomadas.  “Recebemos as propostas e, junto com a Secretaria da Saúde, vamos analisar buscando formatar um calendário gradativo e seguro para todos”, afirmou.

Valedoitaúnas



banner
banner