Home - Agricultura - Governo do ES entrega sistema de geração de energia solar...

Governo do ES entrega sistema de geração de energia solar para Agronova, em Nova Venécia

24 de março de 2021

Governo do ES entrega sistema de geração de energia solar para Agronova, em Nova VenéciaFoto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimentos das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), com a finalidade de fomentar políticas públicas e beneficiar os pequenos negócios, entregou um sistema de geração de energia solar para a Associação de Agroturismo e Agroindústria de Nova Venécia (Agronova).

O objetivo da entrega é disponibilizar sistemas de energia solar com tecnologia fotovoltaica, possibilitando uma alternativa de redução do custo de produção e aumento da competitividade dos produtores, além de disponibilizar equipamentos que contribuam com o processo de comercialização da economia solidária.

Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, que esteve na solenidade de inauguração do sistema, a entrega do kit fotovoltaico é fruto de uma emenda parlamentar federal destinada à Nova Venécia. “A Aderes fez a aquisição dos equipamentos do sistema fotovoltaico e aparelho de ar-condicionado, para estruturar o ponto de comercialização e reduzir as despesas com energia”, disse Tofoli.

Nesse sentido, além de atender à Agronova e ao banco comunitário Kiri Kere, o sistema de geração de energia também vai beneficiar outros empreendimentos da economia solidária em parceria com a loja da associação de produtores orgânicos, assim como uma cozinha comunitária que está sendo montada pela associação.

Para o diretor da Rede Agronova, Otamir Carloni, a economia será muito grande com esse sistema de energia solar. “Inicialmente essa ação vai beneficiar mais de 80 famílias, sendo empreendedores da loja da Agronova e da loja dos produtores orgânicos de Nova Venécia, além de atender à cozinha de produção coletiva que tem como princípio a Economia Solidária”, afirmou Otamir Carloni.

De acordo com o produtor rural associado da Agranova, Pedro Paulo Silva, esse benefício da energia solar vai agregar muito, tornando o trabalho desenvolvido cada vez mais sustentável. “A gente trabalha com agricultura orgânica, produzindo alimentos saudáveis, cuidando da natureza e do meio ambiente, e a energia solar vem como uma energia renovável e sustentável para o nosso espaço”, pontuou o empreendedor.

Já o vice-prefeito de Nova Venécia, Paulo Roberto Alves Damasceno, falou da importância da tecnologia disponibilizada para a associação. “A energia fotovoltaica por ter uma qualidade de ser renovável não é o futuro é o presente da nossa sociedade. E a Aderes proporcionou a essa associação não só diminuir o custo com esse serviço, mas também o desenvolvimento do meio ambiente, proporcionando uma energia sustentável para nossa região”, ressaltou.

Valedoitaúnas



banner
banner
banner