Home - Política - Governo do ES disponibiliza Consulta Pública para elaboração do Plano...

Governo do ES disponibiliza Consulta Pública para elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes

25 de setembro de 2020

Governo do ES disponibiliza Consulta Pública para elaboração do Plano Estadual de Políticas para as JuventudesFoto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta sexta-feira (25), do lançamento da Consulta Pública para a elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes. A ação faz parte do encerramento da IX Semana Estadual de Debate Contra do Extermínio de Jovens. Disponibilizada por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a consulta ficará disponível até o dia 20 de dezembro de 2020. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Com a Consulta Pública, jovens de todo o Espírito Santo poderão fazer sua contribuição para a construção de políticas públicas para as juventudes para os próximos dez anos.

A Consulta Pública pode ser acessada no site juventudes.es.gov.br. Na página é possível ter acesso ao material-base para o Plano, que foi dividido em 11 eixos, entre eles: educação; saúde; diversidade e igualdade; profissionalização, trabalho e renda; cultura; segurança; e outros. Também está disponível um formulário on-line, que será o canal de comunicação entre a sociedade e o Estado para sugestões e considerações para o documento.

O governador Renato Casagrande comentou a importância da elaboração do plano. “Quando não se tem continuidade nas políticas públicas, tem-se um prejuízo para a sociedade. Quando valida um plano, vira um instrumento de luta por toda sociedade. O plano não pode ser elaborado pelo governador, pela secretária ou pela Gerência de Juventude. Ele precisa ser elaborado pela sociedade, pois é feito para o capixaba”, disse.

Casagrande também falou sobre o protagonismo dos jovens na sociedade e os desafios a serem superados:

“Sempre lutamos por um mundo sem barreiras, com uma sociedade em que possa conviver com a diferença. Lutamos pelos direitos individuais, pela cultura de paz, pela preservação do meio ambiente, pela redução das desigualdades, pelas políticas de igualdade e percebemos que isso vem sendo ameaçado. Temos que nos juntar e quem tem que liderar esse processo é a juventude. Quem tem essa energia que pode liderar a manutenção de um projeto humano e que dê passos adiante para o que desejamos como projeto de um Estado são os jovens. Temos desafios que é combater o extermínio de jovens, principalmente da juventude negra. Temos que colocar na mesa e ver o que podemos avançar na redução da violência contra os jovens”, afirmou o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, também participou da solenidade e falou sobre o trabalho do Governo em promover entregas concretas para a juventude.

“Estamos aqui, enquanto Governo, para reduzir a violência, fazendo um trabalho forte que inclui a realização de cursos, cultura, segurança, lazer. Hoje iniciamos a Consulta Pública do Plano Estadual da Juventude e também foi publicada hoje a lista com os novos membros do nosso Conselho de Juventude, que tomam posse na próxima segunda-feira [28]. São muitas entregas concretas e muitas que estão por vir, como os Centros de Referência para a Juventude, que nesse ano já estamos caminhando para a construção de um em Vila Velha e outro no município de Serra, mas teremos ainda outros 12, que vão fazer com que essa política para a juventude no eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente seja ainda mais forte, real e concreta”, pontuou Nara Borgo.

O objetivo da Consulta Pública é socializar o documento que já é um resultado do esforço coletivo das juventudes do Estado, do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) e dos diversos órgãos da administração pública estadual, para aprimorá-lo, modernizá-lo, coletar opiniões e sugestões das juventudes, para que sirva de base para a discussão na 4ª Conferência Estadual das Juventudes, em 2021.

O resultado dos debates que serão realizados na Conferência constituirá a minuta do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes.

“Encerrar a Semana da Juventude entregando o lançamento dessa Consulta Pública, que é algo que nós idealizamos e vemos como uma forma de conseguir a participação da nossa juventude no meio da pandemia, significa que a nossa gestão e o nosso compromisso de fato estão dialogando com a ponta. Essa é uma demanda muito antiga do nosso Conselho da Juventude e estamos conseguindo caminhar para a construção do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes com a participação de todas e todos”, acrescentou a gerente de Políticas para a Juventude da SEDH, Fabrícia Barbosa.

Projeto JuventudES Emergencial

Durante a solenidade, também foi apresentado um balanço dos inscritos no edital do projeto JuventudES Emergencial, do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O projeto é voltado para as juventudes capixabas que estão atuando em suas comunidades e nas redes sociais, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O edital vai conceder premiações de R$ 1 mil a R$ 3 mil a jovens e coletivos juvenis selecionados por meio dos projetos inscritos. A divulgação do resultado será feita em breve.

Programa Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência, sobretudo, a juventude negra, que é a que mais morre no Espírito Santo.

Retomado no início de 2019, com o eixo policial, o Programa lançou o eixo de Proteção Social – cujo projeto JuventudES Emergencial faz parte, em setembro do mesmo ano.

“O programa Estado Presente trabalha na proteção social, coordenado pela secretária Nara Borgo e agora teremos dois Centros da Juventude, em Vila Velha e na Serra. Os centros serão ambientes de integração total das políticas voltadas para a juventude. Teremos outros 12 Centros de Juventude estado afora”, comemorou o governador Casagrande.

Valedoitaúnas



banner
banner
banner