Home - Brasil - Governo autoriza uso da Força Nacional em assentamentos do MST...

Governo autoriza uso da Força Nacional em assentamentos do MST na Bahia

03 de setembro de 2020

Portaria do ministro André Mendonça autoriza "apoio" do grupo até o dia 2 de outubro em ações do Ministério da Agricultura

Governo autoriza uso da Força Nacional em assentamentos do MST na BahiaGrupo do MST – Foto: Michel Melo/Metrópoles

Em portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, o governo federal autorizou o emprego da Força Nacional em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos municípios de Prado e Mucuri, localizados no extremo-sul da Bahia.

A Portaria 493, de 1º de setembro de 2020, foi publicada no Diário Oficial (DOU) desta terça-feira (2/9). Por meio dela, o Ministério da Agricultura terá apoio, até o dia 2 outubro, para ações de reintegração de posse contra assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região.

“Autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA nos Municípios de Prado e de Mucuri, no Estado da Bahia, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de 30 (trinta) dias, a contar de 3 de setembro de 2020 a 2 de outubro de 2020″, destaca a portaria publicada.

Para o MST, a portaria autoriza o uso da força contra as famílias assentadas. “O que temos percebido com o fim quase que completo do orçamento do Incra e com os ataques nas áreas de assentamento, prometendo titulação privada é para desestabilizar os assentamentos. Trata-se de um ataque mesmo”, comentou o coordenador nacional do MST, Alexandre Conceição, ao Metrópoles.

Na região sul do estado há diversos assentamentos e acampamentos (formados por famílias que não foram assentadas). A maior parte dos assentamentos contam com apoio do MST.

Na semana passada, oito pessoas ficaram feridas, uma moto e um trator foram incendiados e duas casas foram destruídas, na madrugada desta sexta-feira (28/8), após um ataque ao Assentamento Jacy Rocha, localizado no município de Prado, no Sul da Bahia. A informação foi divulgada pelo próprio Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) no início da noite.

Valedoitaúnas/Informações Metrópoles



banner
banner
banner