Home - Brasil - Forças Armadas vão continuar no Amazonas, determina Bolsonaro

Forças Armadas vão continuar no Amazonas, determina Bolsonaro

11 de junho de 2020

Prorrogação por decreto valerá até julho para combater focos de incêndio e desmatamento

Forças Armadas vão continuar no Amazonas, determina BolsonaroDesmatamento na Amazônia continua crescendo, apesar da atuação das Forças Armadas na região – Foto: Divulgação/Imazon

Para combater desmatamento ilegal na Amazônia, bem como focos de incêndio, o presidente Jair Bolsonaro prorroga até julho o uso de tropas das Forças Armadas. A determinação inclui estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e uma parte do Maranhão.

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, conforme dados oficiais do governo federal, a área desmatada na Amazônia foi de 10.129 km², o que representa um aumento de 34,4% na comparação com o período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018), quando a área desmatada era de 7.536 km².

De acordo com estimativas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgadas em novembro último, a área desmatada entre agosto de 2018 e julho do ano passado seria de de 9.762 km², mas houve uma revisão dos números com base no relatório Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), o que levou a um número 3,76% acima do que havia sido divulgado.

O novo decreto de Bolsonaro prorroga outro, publicado em 7 de maio, que determinou a atuação das Forças Armadas na região a partir do dia 11 de maio. Ainda conforme o decreto publicado no final da noite de quarta-feira (10), a atuação das tropas pode incluir áreas estaduais se for necessário.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner
banner