Home - Turismo - Fernando de Noronha reabre para turismo com exigência de teste...

Fernando de Noronha reabre para turismo com exigência de teste para Covid

25 de setembro de 2020

Visitantes só poderão entrar no arquipélago se comprovarem não estar com o novo coronavírus

Fernando de Noronha reabre para turismo com exigência de teste para CovidFernando de Noronha reabre para o turismo a partir de 10 de outubro – Foto: Arquivo pessoal/Ricardo Mello

Turistas poderão voltar a viajar para Fernando de Noronha a partir de 10 de outubro, desde que comprovem não estar com Covid-19. A apresentação de um teste RT-PCR negativo para o novo coronavírus faz parte de um protocolo de biossegurança especial que guiará a retomada turística do arquipélago, a cerca de 540km de distância da costa de Pernambuco.

O teste, que coleta material do nariz e da garganta, deve ser realizado no dia anterior ou na data exata da viagem. Desde o início de setembro, para entrar na ilha o viajante deveria apresentar um teste sorológico positivo, comprovando que já possuía anticorpos contra o novo coronavírus.

Um novo teste RT-PCR será realizado na saída da ilha, para que haja um controle das autoridades sanitárias do estado sobre uma possível contaminação comunitária. O teste não impede a viagem de retorno.

Todo mundo que desembarcar em Noronha terá a temperatura corporal medida, e não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. Visitantes deverão obedecer ao distanciamento social de 1,5 m na área do aeroporto e usar sempre máscaras em todos os locais públicos.

O turista deverá também baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing durante o período de estadia na ilha. Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, ajudando no rastreamento de pessoas infectadas e no controle da doença.

Quando alguma pessoa, que também tem o app instalado, sinaliza que está contaminada, quem esteve próximo a ela será avisado que, em algum momento, pode ter sido exposto ao vírus. Durante o processo, a identidade da pessoa infectada não é divulgada e toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário, segundo as autoridades pernambucanas.

Quem visitar Fernando de Noronha, seja a lazer ou a trabalho, precisará também assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner
banner