Home - Política - Ex-deputado do ES é condenado por nomear funcionários fantasmas

Ex-deputado do ES é condenado por nomear funcionários fantasmas

12 de março de 2020

Segundo o MPES, que ofereceu a denúncia contra Wanildo Sarnaglia à Justiça, os pagamentos representaram um rombo de R$ 337.587,90 para a Ales

Ex-deputado do ES é condenado por nomear funcionários fantasmasFoto: Câmara de Vereadores da Serra/Divulgação

O ex-deputado estadual Wanildo Sarnaglia, que hoje é vereador da Serra, foi condenado por desvio de dinheiro público, por nomear funcionários fantasmas. De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que ofereceu a denúncia à Justiça, os pagamentos, realizados mensalmente, representaram um rombo de R$ 337.587,90 para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

O ex-deputado foi condenado pela nomeação de cinco servidores que, por sua vez, também foram condenados, por receber remuneração de forma continuada (mês a mês), sem o efetivo exercício da função. Wanildo Sarnaglia foi condenado a seis anos e oito meses de reclusão, em regime inicial semiaberto. Ele foi deputado estadual por dois mandatos, entre 2007 e 2014.

Ex-vereador

Além disso, o ex-vereador da Serra José Marcos Tongo também foi condenado, por indicar o sogro e a ex-cunhada dele para serem contratados pelo então deputado.

Segundo o MPES, o ex-vereador foi denunciado pois, mesmo sabendo que os familiares não exerceriam efetivamente a função, fez as indicações com intuito de garantir vantagem ilícita. José Marcos Tongo foi condenado a dois anos de prisão em regime semiaberto.

Por meio de nota, a defesa de Wanildo Sarnaglia informou que já recorreu da sentença, atacando todos os pontos nela existentes, por entender pela total inocência de seu cliente. A produção da TV Vitória/Record TV tentou, mas não conseguiu o contato do ex-vereador José Marcos Tongo.

Valedoitaunas/Informações Folha Vitória



banner
banner
banner