Home - Vale da Fé - Evangélicos retomam cultos presenciais; católicos continuam com missa online

Evangélicos retomam cultos presenciais; católicos continuam com missa online

26 de abril de 2020

Assembleia de Deus realizará cultos em três turnos. Já a Católica avalia cancelar até o Vinde e Vede de 2021

Evangélicos retomam cultos presenciais; católicos continuam com missa onlineFoto: Ednilson Aguiar/O Livre

Com a possibilidade de retomada dos cultos religiosos em Mato Grosso, católicos e evangélicos se dividiram. A igreja Assembleia de Deus – a maior em número de fiéis entre os evangélicos no Estado, com mais de 400 mil – retomará as atividades na segunda-feira (27). Já a igreja Católica continuará com as portas fechadas e fazendo transmissões de missas online.

O pastor Rubens Siro Souza, número 2 na sucessão hierárquica da Assembleia de Deus em Mato Grosso, explica que serão obedecidas as recomendações dos decretos estadual e municipal, como limite de público a 50% da capacidade dos templos, uso de máscaras, álcool 70% disponível para higiene e distanciamento entre as pessoas.

Evangélicos retomam cultos presenciais; católicos continuam com missa onlineGrande Templo é a sede da Assembleia de Deus em Mato Grosso e comporta 22 mil fiéis – Foto: Divulgação/Grande Templo

“A igreja crê que o povo vai estar mais ativo na oração a Deus, não só para ajudar o povo em Cuiabá como na face da terra. Existe um povo de Deus e, quem está sempre aos pés do Senhor, será ouvido por aquele que tudo pode e administra todas as coisas”, ele argumenta.

Para garantir menor quantidade de fieis nos cultos, a igreja deve realizar reuniões em três turnos – manhã, tarde e noite. Ao final de cada sessão, haverá limpeza e higienização dos ambientes.

“Vamos comunicar os fiéis idosos para que fiquem em casa, tenham o maior cuidado. Mas quem for ao culto, que fique bem distante, não pegue nas mãos, use máscaras. Nós não vamos obrigar as pessoas a não ir. Vamos apenas conscientizar, até mesmo porque não podemos abusar do poder”, declara o pastor.

Católicos vão esperar

Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos explica que, assim como os demais bispos de Mato Grosso e do país, a decisão foi por manter as missas online.

“A semana santa, que foi muito mais complicada, deu tudo certo. Sabe que Jesus gostou da missa online? Ele é da tecnologia”.

O arcebispo avalia que, diferente do comércio, onde é possível regular o número de pessoas que entram e saem das lojas, nas igrejas isso é inviável.

“Não temos como distribuir senha ou dizer: ‘não, você espera’. Então, vamos aguardar mais um pouco, porque o inimigo [coronavírus] é invisível. O tempo mais delicado ainda vai chegar. Daqui a pouco tem período de seca, no qual é mais comum a proliferação de doenças”, avalia.

Evangélicos retomam cultos presenciais; católicos continuam com missa onlineMissa de Corpus Christi é conhecida pela concentração de milhares de fiéis e pode ser cancelada este ano por conta da pandemia de coronavírus – Foto: Arquidiocese de Cuiabá

Preocupado com a possibilidade de aglomeração de pessoas, Dom Milton afirma que grandes eventos públicos realizados pela Arquidiocese de Cuiabá, como a procissão e missa de Corpus Crhisti, em junho, e o Vinde e Vede – que reúnem mais de 140 mil fiéis durante o Carnaval – também poderão ser cancelados. “Vamos caminhando com prudência”, pontua.

Valedoitaúnas/Informações O Livre



banner
banner