Home - Mundo - Esquadrão da morte executa três pessoas que apareceram em vídeo...

Esquadrão da morte executa três pessoas que apareceram em vídeo de sexo grupal

07 de junho de 2022

Esquadrão da morte executa três pessoas que apareceram em vídeo de sexo grupalRamzan Kadyrov: esquadrão da morte ligado a ele poderia estar por trás do desaparecimento de três pessoas vistas em vídeo de sexo grupal – Foto: AFP

Policiais que seriam ligados a um esquadrão da morte da república da Chechênia, que faz parte da Federação Russa, mataram três pessoas porque elas apareceram em um vídeo viral de sexo grupal, segundo relatos locais citados pelo "Daily Star".

Autoridades da Chechênia, uma área rigidamente controlada pelo presidente russo, Vladimir Putin, e pelo seu maior aliado regional, Ramzan Kadyrov, estariam furiosas com as imagens amplamente divulgadas mostrando dois homens e duas mulheres em atividade sexual.

As quatro pessoas envolvidas na fita desapareceram da capital chechena, Grozny, em meados de abril, depois que a polícia recebeu ordem para detê-las.

Uma das mulheres envolvidas foi libertada por não ser chechena, mas a Radio Free Europe recebeu uma denúncia de um policial de que as três restantes haviam sido mortas e enterradas em um cemitério no vilarejo de Dyshne-Vedeno.

Moradores da área confirmaram que havia três sepulturas novas no distrito, todas sem identificação. Mas as autoridades negaram as acusações, apesar de o serviço de imprensa do Ministério de Assuntos Internos da Chechênia se recusar a dar detalhes sobre o desaparecimento das pessoas vistas no vídeo viral.

Kadyrov, muçulmano sunita que é líder da Chechênia desde 2007, é acusado de crimes contra a Humanidade, incluindo assassinatos, desaparecimentos forçados e tortura, e de restringir direitos das mulheres e de operar campos de concentração para gays.

O seu exército privado, chamado de Kadyrovtsy, é acusado de agir como um esquadrão da morte, assassinando e raptando oponentes políticos não apenas dentro da Chechênia, como em outras regiões da Rússia e até no exterior.

Kadyrov já defendeu publicamente os chamados crimes de honra. Ele apoia a invasão da Ucrânia, onde operam combatentes chechenos.

Valedoitaúnas (Extra)



banner
banner
banner