Home - Cultura - Enfrentamento ao racismo foi tema da Conferência da Igualdade Racial,...

Enfrentamento ao racismo foi tema da Conferência da Igualdade Racial, em São Mateus, no ES

07 de fevereiro de 2022

Enfrentamento ao racismo foi tema da Conferência da Igualdade Racial, em São Mateus, no ESConferencia da Igualdade Racial reuniu autoridades e representantes dos movimentos negros, principalmente da juventude – Foto: Divulgação

Com o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós”, a Conferência da Igualdade Racial realizada em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, nesse sábado (5), foi marcada por grande participação da juventude e propostas sobre o tema.

O evento contou com as presenças da vice-governadora Jacqueline Moraes, do prefeito Daniel Santana, do subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Júnior Bola, entre outras autoridades.

A programação teve testagem para Covid, apresentação do Grupo Cultural Ile Axé Oxumarê, leitura do Regimento, atividades com grupos de trabalhos, além de palestras com Olindina Serafim, Saulo Sankofa e Adriano Maia.

Sama berço cultural

“São Mateus é o berço cultural do Espírito Santo e representa a história da nossa população negra. É o Quilombo Urbano do Estado que a gente precisa valorizar, principalmente na sua cultura”, enfatizou a vice-governadora Jacqueline Moraes.

Consciência Negra

O prefeito Daniel Santana destacou em sua fala que vai enviar para a Câmara de Vereadores os projetos para tornar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, feriado municipal, e a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Resistir sempre

Junior Bola elogiou a participação dos jovens na Conferência. “Fui líder estudantil, e ver a juventude presente nos enche de esperança e de orgulho. Resistir sempre, desistir jamais!”, enfatizou.

Secretária quilombola

A secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina, falou sobre a importância de encontros como a Conferência. “Além de secretária, sou quilombola. O momento agora é de construir, refletir, conversar, esses momentos não serão em vão”.

Mesa

Também fizeram parte da mesa de honra as vereadoras Ciety Cerqueira e Preta, o vereador Cristiano Balanga, representantes do Coletivo Constância D’Angola, Rosimar de Oliveira Silva, da UNIVC, José Roberto Gonçalves de Abreu, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Tolentino da Silva, do Movimento Negro Evangélico, Kamila Nascimento Cruz, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Denise de Andrade Moraes.

Valedoitaúnas



banner
banner
banner