Home - Mundo - Cientistas investigarão mistério de múmias infantis depositadas em catacumba há...

Cientistas investigarão mistério de múmias infantis depositadas em catacumba há 200 anos

12 de julho de 2022

Crianças estão enterradas na Sicília e algumas delas estão muito bem conservadas, sem nenhum registro de causa da morte

Cientistas investigarão mistério de múmias infantis depositadas em catacumba há 200 anosAlgumas múmias estão muito bem conservadas – Foto: Reprodução/Palermocatacombs.com

Um grupo de cientistas espera finalmente resolver um antigo enigma que envolve as múmias de 163 crianças. Os cadáveres estão depositados em uma cripta no norte da Sicília, e acredita-se que as crianças tenham morrido entre 1787 e 1880.

A partir daí, tudo é mais ou menos um mistério: não se sabe a história das crianças, como morreram nem quem ordenou o enterro. Chama atenção também o fato de algumas estarem muitíssimo bem conservadas – alguns chegam a dizer que é como se elas estivessem dormindo.

A região possui uma longa tradição de mumificação. Criptas locais guardam 1.284 corpos, a maior coleção de cadáveres em catacumbas de toda a Europa.

Um grupo de cientistas britânicos agora tentará resolver o mistério dessas crianças incógnitas.

Com raios-X e outros equipamentos, eles esperam conseguir pistas e montar uma história comum para tantas crianças enterradas no mesmo lugar.

A ideia é focar inicialmente 41 corpos, enterrados separados dos outros, em uma capela infantil que parece ter sido feita sob medida pra recebe-los.

A estimativa é que a investigação dure cerca de dois anos, e envolverá também uma análise minuciosa de livros médicos de registros encontrados nas catacumbas.

"Vamos realizar nosso trabalho de campo em janeiro. Pegaremos uma unidade portátil de raio-X e vamos tirar centenas de imagens das crianças de diferentes ângulos", disse Kirsty Squires, pesquisadora da Universidade de Staffordshire, em entrevista ao jornal Guardian.

As catacumbas locais se tornaram atrações turísticas na Sicília. Muitos pagam para ver os corpos, muitas vezes vestidos com as melhores roupas disponíveis na época.

A diversidade de corpos expõe como a região, historicamente, se preocupou com a morte. Algumas múmias se preservaram de forma natural, por estarem enterradas em catacumbas.

Mas outras são fruto de uma prodigiosa indústria de mumificação que cresceu na vizinhança em séculos passados.

Valedoitaúnas (R7)



banner
banner
banner