Home - Brasil - Cidade de MG bate recorde de dia mais quente da...

Cidade de MG bate recorde de dia mais quente da história do Brasil, com calor de 44,8ºC

20 de novembro de 2023

Cidade mineira desbancou Bom Jesus (PI), que carregava o título de maior temperatura havia 18 anos, com termômetro em 44,7°C

Cidade de MG bate recorde de dia mais quente da história do Brasil, com calor de 44,8ºCAraçuaí fica no vale do Jequitinhonha – Foto: Reprodução/Google Street View

A cidade mineira de Araçuaí, no vale do Jequitinhonha, a 678 km de Belo Horizonte, bateu neste domingo (19) o recorde de dia mais quente da história do Brasil. O calor registrado foi de 44,8ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Até então, o recorde era de Bom Jesus, município piauiense que alcançou a casa dos 44,7ºC em 21 de novembro de 2005. Quase 18 anos depois, a cidade passa a ocupar o segundo lugar no ranking de maior temperatura desde o início das medições.

Apesar de autoridades cariocas indicarem sensação térmica de quase 60ºC no Rio de Janeiro no último fim de semana, a maior temperatura oficial registrada no estado pelo Inmet foi de 42,6ºC, em Seropédica, na região metropolitana, neste sábado (18). Desse modo, a capital fluminense não carrega o título de maior temperatura do Brasil.

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, explica que as altas temperaturas de boa parte do Brasil se devem à influência do El Niño. "O fenômeno diminui as chuvas na região Norte, provoca chuvas irregulares na primavera na região central e aumenta os volumes no Sul do país", detalha.

Segundo a especialista, o El Niño deve atuar sobre o clima até o outono de 2024, que chega ao fim em junho. Até lá, a previsão já indica temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado na parte central do Brasil, ao menos até janeiro do próximo ano.

Apesar do recorde em Araçuaí, os termômetros não devem alcançar a casa dos 40º C na cidade nesta semana. A atual onda de calor chegou ao fim neste domingo (19), dando espaço à redução nas temperaturas e chuvas até o próximo fim de semana.

"Das oito ondas de calor que atingiram o Brasil neste ano, esta foi a mais intensa, duradoura e que abrangeu mais regiões", comenta Andrea Ramos.

(Fonte: R7)



banner
banner
banner