Home - Brasil - Cariocas voltam a lotar areias das praias do Rio e...

Cariocas voltam a lotar areias das praias do Rio e de Niterói em domingo de sol

06 de setembro de 2020

Banhistas ignoram a proibição de permanência no solo e não respeitam o uso de máscara

Cariocas voltam a lotar areias das praias do Rio e de Niterói em domingo de solPraia no Rio neste domingo (6) – Foto: Reprodução/Twitter @bounwaii

Cariocas e turistas voltaram a encher as praias da Zona Sul neste domingo, véspera de feriado. Mesmo com a liberação apenas para banho de mar, as areias ficaram lotadas de banhistas que levaram cadeiras e guarda-sol, como no velho normal.

Apesar de obrigatório, o uso de máscara está sendo respeitado por poucos frequentadores. Na areia e nos quiosques, sem o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias, o acessório de proteção é ignorado pela maioria das pessoas.

Moradora do Leblon, a aposentada Maria Alice Vieira Morgado, de 87 anos, passeou pela orla com o marido nesta manhã e lamentou que as pessoas não estivessem respeitando o uso da máscara:

"Não sou contra a liberação das praias e acho que as areias poderiam estar liberadas, além do banho de mar, mas todo mundo tem que colaborar, senão essa quarentena não vai acabar nunca".

Após comprar um cerveja e conversar com o garçom em um quiosque no Leblon sem máscara, o advogado Vitor Schimidt garantiu que estava usando durante todo o trajeto que fez de bicicleta, desde Copacabana. Apesar de o local reunir uma aglomeração de pessoas sem o acessório de proteção, para ele, a situação está sob controle.

"Vim de Copacabana até o Leblon usando máscara e vi muitas pessoas fazendo o mesmo. Outras não. A regra de proibição de banho de sol nas areias é correta, mas entendo a dificuldade cultural de cumprir essa norma, ainda mais em um dia de sol depois de tanto tempo em quarentena. Quem está aqui está se expondo a um risco, mas fico confortável em saber que alguns setores da economia estão começando a se recuperar, como quiosqueiros e ambulantes".

Um dos trechos mais críticos da Zona Sul, o posto 7, no Arpoador, reúne a maior aglomeração ao longo da orla. Sem fiscalização da Guarda Municipal, banhistas lotam a faixa de areia com barracas montadas lado a lado.

A praia do Leme também registrou uma alta concentração de banhistas. Com mar agitado, o helicóptero do Corpo de Bombeiros resgatou cinco pessoas na água, na tarde deste domingo.

Niterói também tem praias cheias

Após reclamações sobre os engarrafamentos e transtornos causados pelos bloqueios dos acessos aos bairros da Região Oceânica, a prefeitura de Niterói adotou uma nova estratégia para fiscalização das praias.

Desde este sábado, ao invés do bloqueio na entrada dos bairros, os agentes da Guarda Municipal foram orientados a fazer a fiscalização diretamente nos calçadões e areia das praias da região. Entretanto, de acordo com moradores, já neste primeiro final de semana as praias ficaram lotadas.

O acesso às praias da cidade está liberado para o banho de mar e prática de exercícios físicos individuais das 6h às 12h30 e das 16h às 22h, porém a permanência para banho de sol e a prática de atividades esportivas coletivas como altinha e futevôlei continuam proibidas. O uso da máscara nas ruas e na areia é obrigatório.

Através de suas câmeras de seguranca, a Associação de Moradores de Itacoatiara (Soami) flagrou cenas de desrespeito nas areias e infrações de trânsito, como estacionamento irregular.

"No primeiro dia da mudança Itacoatiara ficou lotada e cheia de infrações de trânsito, além de desrespeito às medidas. Neste domingo, o problema se repetiu e, de acordo com os alertas que temos recebido, a Guarda Municipal não está fiscalizando a areia como previsto", diz a nota da Soami.

Já na praia de Camboinhas, no entanto, guardas municipais expulsavam banhistas que se recusavam a sair da areia.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner
banner