Home - Geral - Câncer de testículo: veja quais são os sintomas e opções...

Câncer de testículo: veja quais são os sintomas e opções de tratamento

02 de abril de 2024

Diferente dos outros tumores urológicos, o câncer de testículo costuma atingir principalmente homens mais jovens

Câncer de testículo: veja quais são os sintomas e opções de tratamentoFoto: knoppper/Getty Images

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o câncer de testículo, doença que afeta principalmente homens com idades entre os 15 e 35 anos. A doença é considerada rara, e possui menos de 150 mil casos por ano no Brasil. Ainda assim, é importante divulgar informações sobre os sinais e sintomas para um diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Segundo o médico oncologista André Berger, ao contrário dos outros tumores urológicos que costumam surgir com o avançar da idade, esse costuma acometer homens jovens.

“Não há uma causa definida, mas podemos elencar fatores de risco que incluem história familiar de câncer testicular, criptorquidia (testículo não descido), radiação por tratamento ou por ocupação e algumas condições genéticas, como síndrome de Klinefelter”, explica André.

Sintomas do câncer de testículo

Os sinais e sintomas do câncer de testículo podem variar de pessoa para pessoa, e alguns homens com a neoplasia podem não apresentar sintomas nos estágios iniciais da doença. No entanto, quando os sinais estão presentes, eles podem incluir:

  • Caroço ou inchaço em um dos testículos, mesmo sem dor;
  • Alterações na textura dos testículos (um testículo ficar mais firme ou irregular);
  • Desconforto na parte baixa da barriga ou costas;
  • Fraqueza, tosse e falta de ar.

É importante notar que outros problemas de saúde, como infecções ou lesões, também podem causar sintomas semelhantes aos do câncer testicular. Por isso, ao notar qualquer um desses sintomas, é essencial consultar um médico para receber um diagnóstico e tratamento oportuno.

(Fonte: Metrópoles)



banner
banner
banner