Home - Mundo - Briga em jogo de futebol na Indonésia deixa 127 mortos...

Briga em jogo de futebol na Indonésia deixa 127 mortos

02 de outubro de 2022

Batalha campal deixou ainda 180 pessoas hospitalizadas

Briga em jogo de futebol na Indonésia deixa 127 mortosBriga generalizada em jogo na Indonésia – Reprodução/Twitter

Uma briga generalizada entre torcedores e policiais deixou um saldo de pelo menos 127 mortos na Indonésia, neste sábado. O confronto aconteceu durante um jogo do Arema e contra o Persebaya, no Estádio Kanjuruhan, na cidade de Malang. Há ainda cerca de 180 pessoas hospitalizadas. Após a batalha campal, a liga nacional suspendeu a realização de jogos.

O Persebaya venceu o jogo contra o rival Arema por 3 a 2. A vitória fez um grande número de torcedores a invadirem o campo após o apito final. Em entrevista à CNN, o inspetor-chefe da polícia, Nico Afinta, disse que a invasão aconteceu porque torcedores do time derrotado ficaram desapontados e entraram em campo para perseguir jogadores e árbitros.

A polícia reagiu a ação com gás lacrimogêneo e, em seguida, formou-se um tumulto dentro do estádio, com torcedores escalando cercas para escapar da fumaça.

"Por causa do gás lacrimogêneo, eles saíram para um ponto, na saída. Depois houve um acúmulo e no processo do acúmulo houve falta de ar, falta de oxigênio", disse Afinta.

De acordo com o policial, 34 pessoas morreram dentro do estádio. Os demais tiveram a morte confirmada no hospital. Há ainda cerca de 180 torcedores feridos internados em unidades de saúde de Malang.

Além das vítimas mortais, 13 viaturas ficaram danificadas, 10 das quais pertencentes à Polícia Nacional. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um carro da polícia virado com os pneus para o ar dentro do estádio.

A Liga 1 da Indonésia informou, por meio de nota, que o campeonato está suspenso pelo prazo de uma semana. Neste período uma investigação será realizada.

Estamos preocupados e lamentamos profundamente este incidente. Compartilhamos nossas condolências e esperamos que esta seja uma lição valiosa para todos nós”, disse o diretor-presidente da Liga 1, Akhmad Hadian Lukita, por meio de um comunicado à imprensa.

Valedoitaúnas (iG)



banner
banner
banner