Home - Mundo - ‘Amaldiçoado’ Buraco Azul no Mar Vermelho já matou centenas de...

‘Amaldiçoado’ Buraco Azul no Mar Vermelho já matou centenas de pessoas

26 de junho de 2022

‘Amaldiçoado’ Buraco Azul no Mar Vermelho já matou centenas de pessoasBlue Hole, na costa do Egito no Mar Vermelho – Foto: Reprodução/Wikipedia

O nome reflete a beleza do local: Blue Hole (Buraco Azul). Mas por trás do fascínio com a natureza da "catedral submarina" no Mar Vermelho, ao norte de Dahab (Egito), na Península do Sinai, existe uma ameaça: o point se tornou mundialmente conhecido como o "cemitério dos mergulhadores". O sumidouro de 120 metros de profundidade tirou centenas de vidas ao longo dos anos. Mesmo assim, continua um desafio, atraindo visitantes de várias partes do mundo.

Há uma lista de desaparecidos. Acredita-se que ainda existam corpos não recuperados no fundo do mar até hoje.

‘Amaldiçoado’ Buraco Azul no Mar Vermelho já matou centenas de pessoasExpedição ao Blue Hole – Foto: Reprodução/YouTube

Na primeira parte, Blue Hole tem uma profundidade de 6 metros, e esta seção é chamada de "A Sela", seguida por um túnel de 26 metros de comprimento que é conhecido como "O Arco", cujo teto atinge 55 metros de altura e o seu fundo chega a cerca de 120 metros.

A profundidade e a estrutura desorientadora geralmente causam narcose por nitrogênio, uma condição resultante da respiração de certos gases em alta pressão. Quem passa por isso experimenta uma sensação de confusão semelhante à da embriaguez e, muitas vezes, é incapaz de distinguir o que está acontecendo.

‘Amaldiçoado’ Buraco Azul no Mar Vermelho já matou centenas de pessoasMergulho no Blue Hole, Egito – Foto: Reprodução/YouTube

Testemunhos de mergulhadores citam uma "luz brilhante" para a qual eles nadaram acreditando ser a superfície do oceano. Não era. Na realidade, eles estavam apenas descendo cada vez mais fundo, resultando em algumas perdas de vida.

Em 1997, os corpos entrelaçados de dois jovens mergulhadores irlandeses foram recuperados do Blue Hole. É provável que um tenha agarrado o outro enquanto entrava em pânico e acabado arrastando para a morte o companheiro. Um lápide para a dupla foi posta numa pedra junta ao mar, ao lado de dezenas de outras. São tantas que agora o local se assemelha a um cemitério:

‘Amaldiçoado’ Buraco Azul no Mar Vermelho já matou centenas de pessoasLápides para mortos no Blue Hole – Foto: Reprodução/YouTube

Pescadores beduínos locais atribuem as tragédias a uma antiga "maldição". Segundo eles, o lugar é assombrado pelo espírito de uma garota que se afogou ali para evitar ser submetida a um casamento arranjado.

"Não é difícil mergulhar no Blue Hole. Pelo contrário. Mas muitos mergulhadores subestimam o buraco, o que rapidamente o transforma em uma armadilha", disse à "Der Spiegel" Tarek Omar, mergulhador que já ajudou a recuperar vários cadáveres do buraco.

Valedoitaúnas (Extra)



banner
banner
banner